quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Como fazer sua horta de apartamento

Há quem diga que a vida em apartamento seja fria e inorgânica e que as flores artificiais ou, no máximo, a samambaia pendurada na sacada seja o maior contato possível com a natureza. Mas, a realidade é bem diferente. Cada vez mais se tem cultivado não só plantas como também pequenas hortas dentro dos apartamentos. A intenção é sempre poder contar com ervas e temperos frescos e naturais quando se precisa, sem falar na diversão de cuidar do canteirinho.
A paisagista, Sylvia Ribeiro, diz que os vegetais frescos dão um gosto muito mais especial para a comida e que existe uma grande variedade de heras que podem ser criadas em casa: desde as mais populares, como manjericão, salsinha, cebolinha e alecrim, até tomilho, louro e sálvia, além das aromáticas para chá como poejo, boldo, hortelã e erva cidreira.
Ela dá algumas dicas de como plantar sua própria horta. “É preciso uma boa terra, vasos bem drenados e muito sol”, ensina. A terra, ela explica, precisa ser sempre mista e solta, não devendo nunca ser usada apenas terra preta. “Embora cada planta precise de um tipo diferente de solo, padronizamos a terra mista e adubada com esterco ou adubo orgânico”, diz Sylvia. Ela acrescenta que o adubo pode ser feito com torta de mamona ou farinha de osso, sendo usado na proporção de uma porção de adubo para três de terra. “Já o esterco precisa ser pouco e muito seco”, completa.
Os vasos podem ser comprados de acordo com o gosto de cada um. “É importante colocar uns dez centímetros de cinasita (pedrinhas de argila) ou qualquer outro seixo no fundo para drenagem”, explica a paisagista. Também é importante deixar os vasos sempre no sol. Segundo ela, a luminosidade da manhã é melhor para as plantas, mas se você mora em apartamentos voltados para o oeste, que só pegam o sol da tarde, também não tem problema: “desde que as plantas sejam regadas abundantemente, principalmente, as de grande folhagem, o sol da tarde também é bom”.
Por fim, a paisagista dá mais uma dica para que a horta fique livre de pragas naturais. “Não é necessário usar nenhum tipo de veneno ou fungicida na horta orgânica, basta plantar fumo de corda, cravinha, alecrim ou outras plantas que por si só afastam as pragas”. Se mesmo com todos esses cuidados alguma praga surgir, ela recomenda procurar a ajuda de um especialista para a pulverização dos remédios adequados para sua pequena plantação.
Sylvia afirma que a horta de apartamento necessita de muito cuidado e atenção, mas, com a quantidade de espaço, água e horas de sol adequadas, os vegetais ficam tão frescos e saborosos quanto os plantados em solo, com a vantagem de serem livres de agrotóxicos comerciais e estarem sempre frescos. “Tenho plantas em jardineiras mais bonitas que no solo.”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário